Tinta Econômica, Standard ou Premium, tem diferença?

O blog Antonyo Pintor veio hoje responder as suas dúvidas sobre tinta Econômica, Standard ou Premium, e mostrar-lhe quais são as diferenças de cada categoria…

Dito isto, vamos continuar…

De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é estabelecido aos fabricantes de tintas que a produção das mesmas deve ter 3 categorias de produto: econômica, Standard e Premium. Cada uma das categorias citadas acima, tem um padrão a ser seguido que as diferenciam uma das outras. Então, para te ajudar com a escolha da tinta certa, vou explicar as diferenças entre econômica, “standard” e Premium agora mesmo e sem mais delongas… São elas:

Tinta Econômica — Tinta econômica é um produto indicado apenas para superfícies internas, devido à sua menor resistência às intempéries e umidades. E, por ser um produto bem mais barato que à tinta “standard”, é o mais usado pelos pintores na pintura imobiliária. Além disso, a sua durabilidade é de 2 anos, possuindo ainda acabamento fosco.

Dica: De acordo com minha experiência como pintor, só se deve utilizar tinta econômica em repintura de tetos internos ou em paredes internas que não sofrerão mudança de cor. Ou seja, tinta tom sobre tom. Caso contrário, a obra poderá ser muito trabalhosa e o prazo de entrega pode aumentar 2x mais já que o profissional irá ter que se desdobrar.

Tinta Standard — A tinta “standard” é indicada para superfícies internas e externas e o seu diferencial sem dúvida é o rendimento que pode pinta até 500 m². Este produto é diferenciado por ter proteção contra umidades, mofos e intempéries, e também por sua altíssima concentração no poder de cobertura que é bem maior que o da econômica. A sua durabilidade é de até 3 anos em áreas internas e 2 anos quando aplicado externamente, e possui acabamento fosco e de acordo com a marca adquerida pode possuir ainda o acabamento semi-brilho.

Dica: A tinta ‘standard’ é indicada para repintura de paredes internas e externas, com ambientes de cores diferentes, mas que não seja de tonalidades fortes, como, por exemplo, azul, vermelho, verde e amarelo.

Tinta Premium — A tinta premium é indicada para superfícies internas e externas, e possui o melhor poder de cobertura e diversos acabamentos, que de fato, pode ser fosco, aveludado, eggshell, acetinado, por fim, o semibrilho. É por ser um produto lavável, o mesmo tem uma durabilidade bem maior que a econômica e “standard”, que pode ser de até 5 anos em superfícies internas e 4 anos em ambientes externos. Além disso, possui proteção contra umidade, mofo e intempérie, e o melhor de tudo, não possuir cheiro. Outro fator que faz da tinta premium a melhor opção para o consumidor é que devido a sua formulação, a tinta Premium tem resistência a cores mais fortes e que não desbotam com facilidade e ainda pode ser limpa com pano úmido.

Dica: A tinta premium pode ser usada em paredes internas e externas para mudança de cores, pois de fato, sua fórmula tem alto poder de cobertura e isso, diminui o número de demãos de tinta nas paredes. E ainda, cobre com facilidade as tonalidades fortes.

Publicado por Admin

O blog Antonyo Pintor irá te orientar na sua obra, seu melhor guia de tintas e pintores.

%d blogueiros gostam disto: