Publicado em como diluir tinta suvinil, como preparar tinta coral para pintar parede, como preparar tinta latex, como preparar tinta suvinil para pintar, diluir tinta acrilica com agua

como preparar tinta latex

Como preparar tinta látex para pintar seu apartamento ou casa?

 
Essa é definitivamente uma dúvida que muita gente têm ao realizar serviço de pintura por conta própria… O grande problema é que a maioria das pessoas no geral, ao diluir tinta latex com água não seguem as recomendações de uso do fabricante do produto.

 

 
Por este motivo, muitos problemas podem surgirem futuramente, tais como:
 

Formação de bolhas; 

A formação de bolhas na parede é causada pela não diluição da tinta antes de realizar a pintura. Muita das vezes também é causado por não haver uma homogenização correta do produto.  
 
Causas possíveis: acabamento aplicado sem limpeza da superfície ou com superfície oleosa; falta de lixamento; falta de cura do revestimento da base; existência de umidade na superfície.
 
Correções: diluir a tinta na proporção certa, homogenizar bem o produto, remover a camada que apresenta as bolhas; aguardar a cura do revestimento, se for o caso; eliminar as causas de umidade; fazer a limpeza adequada da superfície; fazer o lixamento e limpeza do pó e reaplicar o acabamento.


Descascamento

Causas possíveis: superfície mal preparada, com presença de gorduras ou material solto; umidade na superfície; superfície aquecida; reações entre a tinta e a superfície.
 
Correções: remover a camada de pintura; melhorar a limpeza, removendo os contaminantes da superfície; fazer a correção da superfície se houver material solto ou desagregado; eliminar causas de aquecimento da superfície, se for o caso, ou usar tintas especiais para superfícies aquecidas.
 

Enrugamento

 
Causas possíveis: secagem superficial muito rápida, camada de tinta muito espessa.
 
Correções: usar solvente menos volátil, diminuir espessuras das camadas.
 

Baixa resistência à lavabilidade

 
Baixa resistência à lavabilidade acontece se (a tinta se desmancha quando a superfície é lavada ou deixa sinais da lavagem)
 
Causas possíveis: tinta inadequada para as condições do ambiente ou da lavagem; tinta não curada.
 
Correções: deixar a pintura curar por pelo menos 30 dias; procurar usar tinta com pigmentos ou resinas mais resistentes.
 

Marcas de pincel

 
Causas possíveis: solvente de evaporação muito rápida; pincel de cerdas muito duras; técnica errada de aplicação da pintura.
 
Correções: usar solvente de evaporação mais lenta; utilizar pincel mais macio; corrigir a técnica de aplicação da pintura.
 

Formação de mofo

 
Causas possíveis: umidade elevada no ambiente; umidade na superfície.
 
Correções: fazer a limpeza com cloro ou água sanitária, diluída na proporção indicada pelo fabricante. Em seguida limpar bem a superfície para remover todos os resíduos de cloro e deixar secar. Fazer o lixamento, limpeza do pó e reaplicar a pintura de acabamento. Se o ambiente for
 
muito úmido e propenso a mofo utilizar tinta látex acrílica anti-mofo; procurar também aumentar a ventilação do ambiente. Verificar se há focos de umidade e eliminá-los.
 

Cobertura insuficiente, isto é, a película ficou muito fina

 
Causas possíveis: excesso de diluição da tinta; falta de mistura da tinta na lata (o pigmento por ser mais denso tende a assentar no fundo); superfícies muito absorventes não seladas.
 
Correções: lixamento e limpeza, com replicação de nova pintura de acabamento, sem diluição e tomando-se o cuidado de misturar bem a tinta na lata.
 

Diferença de brilho

 
Causas possíveis: tinta esmalte fosca ou acetinada sem a devida homogeneização da mistura na lata, mistura de tintas (fosca com acetinada ou com semi-brilhante, por exemplo); falta de aplicação de selador na superfície; aplicação de massa em pontos localizados (para reparos da parede, por exemplo).
 
Correções: nos dois primeiros casos (problema na tinta) deve-se fazer o lixamento, limpeza do pó e replicação da pintura de acabamento, fazendo-se a mistura da tinta na lata, sem misturá-la com outras. Se houve falta de selador deve-se remover o acabamento, aplicá-lo e repintar. Se a causa for a aplicação de massa em pontos isolados, reaplicar a massa em toda a superfície ou aplicar a tinta de acabamento diluída com solvente somente nos pontos onde há massa (procedimento chamado de “queimar” a massa) e reaplicar o acabamento em toda a superfície, na diluição normal.
 

Escorrimento

 
Causas possíveis: excesso de tinta ou de diluição da tinta.
 
Correções: remover o acabamento, lixar e limpar o pó, reaplicar o acabamento, procurando acertar a diluição da tinta e aplicar camadas mais finas.
 

Espuma em madeira

 
Causas possíveis: umidade na superfície, tinta muito diluída, muita agitação na mistura da tinta.
 
Correções: certificar-se de que a madeira esteja seca para a pintura, acertar a diluição da tinta e tomar cuidado para fazer a mistura sem agitação excessiva.
 

Gretamento (“pele de jacaré”)

 
Causas possíveis: pouca diluição da tinta; secagem superficial muito rápida do solvente; falta de compatibilidade entre o fundo e a tinta; solvente inadequado; camada de tinta muito espessa.
 
Correções: utilizar solvente apropriado, fundo e tinta apropriados; acertar o solvente e a diluição da tinta, diminuir espessura das camadas.
 
Para a solução correta desses problemas é necessário um pintor profissional, para que o trabalho ocorra da forma mais simétrica e sem esquecer dos detalhes. Você pode encontrar esse e muitos profissionais aqui.
Anúncios

Autor:

Antonio Carlos, profissional sênior, com mais de 20 anos de experiência no segmento de pintura. WhatsApp: (85) 98592-2630.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s