Publicado em como aplicar massa corrida na parede passo a passo, como emassar parede com textura, como emassar parede ja pintada, como emassar parede rebocada, emassar parede com massa corrida, emassar parede com rolo

Como emassar parede com massa corrida PVA

Como muitos leitores sabem, sou pintor de paredes há vários anos… No entanto, o que algumas pessoas desconhecem é que, durante muito tempo venho guardando sob sete chaves uma técnica exclusiva para obter acabamento (extra) liso, mas, hoje, para alegria de muitos, vou compartilhar aqui. Então preste bastante atenção nas dicas e no passo-a-passo.

Bom, talvez você seja uma pessoa que nunca pintou nem mesmo no caderno, estou certo? Então, sua resposta for um sim! Mantenha a calma, pois, para chegar a perfeição será preciso um pouco de tempo!

Embora o processo de preparo das paredes para o emassamento seja um pouco desagradável para quem não tem noções básicas de pintura, eu quero lhe dizer, que qualquer pessoa pode emassar alvenarias, gesso e até drywall, pense que você é um grande pintor, para isso, basta ter determinação e bastante atenção nos detalhes dos acabamentos!

Principalmente, ter as ferramentas certas e os materiais corretos.

Antes de continuar, você precisa saber exatamente quais são os materiais necessários para realizar o emassamento das paredes de maneira certa!

Então, vou listar os materiais:

  • Lixa de ferro n° 100;
  • Lixa de paredes n° 100;
  • Lixa de paredes n° 180;
  • Lixa de paredes n° 220 ou 230;
  • Lixa d’água n° P400;
  • Lixa d’água n° P600;
  • Selador Acrílico;
  • Tinta Látex PVA ou Acrílica;
  • Massa corrida PVA ou Acrílica;

As ferramentas certas são:

  1. Desempenadeira de aço;
  2. Espátula de aço;
  3. Rolo de textura rústica;
  4. Rodo de puxar água;
  5. Rolo anti-gota pelo baixo;
  6. Rolo de lá pelô alto;
  7. Pincel cerdas macias;
  8. Fita adesiva para pintura;
  9. Máscara com filtro;
  10. Luvas para mãos;
  11. Caçamba de pintura.

Agora sem mais delongas, vamos por a mão na massa…

Lixando as paredes: O lixamento das paredes deve ser feito com lixa de ferro e lixa de paredes n.º 100 e auxílio da espátula para remover caroços e restos de reboco, depois de lixar as paredes, limpem as mesmas com ajuda de uma vassoura. E lembre-se, limpe de forma que não fique nada de poeira sobre as paredes.

Aplicando Selador: As superfícies precisam estarem curadas há pelo menos 28 dias antes de realizar essa etapa de selagem. Se as paredes estiverem curadas, aplique a primeira demão de selador acrílico da família Sol & chuva nas mesmas com auxílio do rolo de pelô alto e espere a secar conforme instruções de uso do fabricante. Após a secagem, dependendo das paredes, caso precise, aplique uma segunda demão de selador.

Dica: Caso as paredes não estejam curadas há mais de 28 dias, recomenda-se o uso do Coral Fundo preparador base água, ao invés do selador acrílico.

Preparando a massa corrida: A massa corrida deve esta macia e cremosa. Se a mesma estiver dura, dilua com um pouco de água limpa e mexa até que fique macia e cremosa.

Aplicando a massa corrida: Aplique a massa corrida com auxílio da desempenadeira de aço sobre a superfície a ser emassada, espalhe a massa no sentido vertical ou horizontal, ou seja, de baixo para cima ou da esquerda para direita e vice-versa. Se preferi, espalhe a massa corrida da maneira que você achar melhor.

Você também pode aplicar a massa corrida com rolo de textura rústica e espalhar com rodo de puxar água. Após aplicar, espere secar por 3 minutos e passe a desempenadeira de aço para retirar o excesso de massa.

Aguarde a primeira demão de massa corrida secar totalmente, respeitando sempre os intervalos indicados no modo de usar da massa corrida.

Acabamento na primeira demão de massa corrida: Após a secagem da primeira demão de massa corrida, lixe as emendas grosseiras com lixa de n°120 e n°150 até remover por completo as rebarbas.

Aplicando a segunda demão de massa corrida: Siga o exemplo da primeira demão, repita o processo de aplicar massa corrida nas paredes outra vez. Se você encontrar algumas rachaduras nas paredes, recomendo o uso do (sela) trinca. Aguarde secar conforme instruções de uso para iniciar o lixamento.

Lixando a massa corrida: Para este processo de lixamento, recomendo o uso de uma lixadeira orbital, mas, caso, não seja possível, você pode também lixar com lixadeira manual ou se preferi, manualmente.

Desta vez você usará a lixa de n°220 ou n°230 para lixar a massa corrida. Se for lixar manualmente, faça movimentos de 360° graus nas paredes e nos roda tetos, rodapé e cantos, faça movimentos verticais ou horizontais. Depois com auxílio de uma vassoura, limpe toda poeira das paredes.

Acabamento na massa corrida: este acabamento deve ser feito somente à noite. Sim. Isso mesmo que você ouviu, esse é o segredo para consegui um acabamento perfeito. Você só deve fazer este acabamento apenas a noite.

Por quê? Simplesmente porque a massa corrida é branca, e trabalhando durante o dia você não consegue enxergar pequenos buracos nas paredes.
Não se trata de terceira demão de massa corrida, mas sim de pequenos acabamentos. Para isto, utilize a espátula de aço para repassar a massa corrida nos buracos. Após secar, lixe outra vez com lixa de n°220 ou 230. Em seguida, limpe as paredes utilizando uma vassoura e um pano.

Preparando as paredes para pintura: Coloque fitas adesivos de pintura nos tetos, rodapés, cantos, portas e janelas. Passe um pouco de massa corrida entre a fita e a parede, depois remova o excesso com pano úmido.

Preparando a tinta (látex) PVA: dilua a tinta na caçamba conforme instruções de uso do fabricante. Ou seja, na proporção de 50% de água, e não se esqueça, mexa bem a tinta na lata antes de usar.

Aplicando a tinto látex nas paredes: Antes de começa, faça os recortes das paredes com pincel de sedas macias da tigresa ou Atlas. Depois, com auxílio de um rolo de lã anti-gotas, aplique a tinta nas paredes com movimentos leves de baixo para cima e de cima para baixo. Para remover o excesso de tinta das paredes, passe novamente o rolo de cima para baixo enquanto as paredes ainda estão úmidas de tinta. Aguarde 4 horas para tinta secar por completa…

Acabamento na pintura: Pra você que é pintor profissional, tenho certeza que essa dica que vou dar agora é uma novidade! Após a secagem da primeira demão de tinta látex, lixe as paredes com lixa d’água de n° P360. Depois limpe as paredes com uma vassoura de pelos suaves e em seguida passe um pano úmido.

Aplicando segunda demão de tinta nas paredes: Siga o mesmo processo da primeira demão. Aguarde outra vez 4 horas para secagem definitiva da tinta.

Acabamento final: Para muitos pintores profissionais, essa dica aqui também é uma mão na roda, lixe as paredes com lixa d’água de n° P400 e n° P600 para obter acabamento final e em seguida limpe as paredes com uma vassoura e pronto!

Agora suas paredes estarão (extras) lisas com pintura de fino acabamento. Caso deseje obter mais perfeição, para finalizar com toque de mestre, você poderá ainda aplicar uma tinta acetinada de Acabamento Seda da Coral em suas paredes e depois lixar com lixa n° P400.

Bom trabalho!

Obs. Se por acaso você não conseguir emassar as paredes seguindo essas dicas, eu estou á disposição para novas empreitadas.

Anúncios

Autor:

Antonio Carlos, profissional sênior, com mais de 20 anos de experiência no segmento de pintura. WhatsApp: (85) 98592-2630.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s